Laboratório de Ensino Prático de Enfermagem – LEPEN

O Laboratório de Ensino Prático de Enfermagem (LEPEN) é o espaço físico destinado ao ensino e aprendizagem teórica e prática e desenvolvimento de competências e habilidades psicomotoras da/o acadêmica/o do Curso de Graduação em Enfermagem.

O LEPEN tem por finalidade dar suporte para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, oferecendo aos docentes, técnicos administrativos e acadêmicos a oportunidade de adquirir novas habilidades por meio de monitorias, aulas práticas e cursos de capacitação. Por objetivo, busca atender à demanda curricular e as necessidades de ensino e re-ensino referente a aulas teóricas e práticas dos docentes e monitores e demais alunos da graduação do referido curso.

Sobre o LEPEN:

O Laboratório de Ensino Prático de Enfermagem possui: Coordenação Administrativa (de responsabilidade da Chefia do DEN), Coordenação Pedagógica (de responsabilidade do Coordenador Adjunto do Curso),  Coordenação de Monitoria (de responsabilidade de um Docente nomeado pelo DEN) e  Coordenação Técnica (de responsabilidade de um Enfermeiro).

Sua infraestrutura oferece dois laboratórios distintos, ambos equipados com mobiliário, materiais, equipamentos, simuladores, recursos áudio visuais e facilidade de acesso à internet, destinados ao desenvolvimento de práticas dedicadas ao cuidado do ser humano, em situação de doença e em situação de saúde. O LEPEN está localizado no Departamento de Enfermagem –Bloco 01, salas 02 e 04 – Campus Sede/UEM .

Dentre as Atividades de Ensino desenvolvidas no Laboratório, temos:

• Práticas em reconhecimento e verificação de Sinais Vitais;
  • Entrevista Clínica e Exame Físico;
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem;
  • Segurança Biológica: higienização de mãos, organização de ambiente e equipamentos, e uso de EPIs, manuseio de material estéril, limpo e contaminado e descarte de material;
  • Cuidado e Mecânica Corporal;
  • Preparo e Administração de Medicamentos;
  • Exercícios de Cálculos Dosagem de Medicamentos;
  • Arrumação e Tipos de Leito;
  • Tipos de Banho;
  • Preparo e Realização de Curativos;
  • Sondagem Nasoenteral e Nasogástrica;
  • Cateterismo Vesical de Demora e Alívio;
  • Aspiração de Vias Aéreas;
  • Oxigenioterapia;
  • Manobras de Ressuscitação Cardio Pulmonar;
  • Pressão Venosa Central;
  • Técnicas de Instrumentação Cirúrgica;
  • Outros.

Enfermeira técnica responsável

Elia Aparecida Quirino dos Santos

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2184459758974425

Horários de funcionamento:

Aulas Práticas Curriculares: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Monitorias: de segunda a sexta-feira, após as 17h30, conforme escala estabelecida pelos professoras/es orientadoras/es.

Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Enfermagem