+

Discentes

Olá, discente! Nesta página você encontra informações sobre os PET's, o CA, e a Atlética de Enfermagem.

 

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET):

      PET Saúde/Interprofissionalidade    

Desde 2009, os cursos da área da Saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM) têm buscado reorientar seus currículos, introduzindo componentes que contemplam a interprofissionalidade. Dentre as experiências bem sucedidas, destaca-se a disciplina de Atenção em Saúde, envolvendo alunas/os e professoras/es dos cursos: de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia.

A disciplina acontece na primeira série dos cursos, as Unidades Básicas do município, e tem como metodologia a Problematização.  Ministrada por professoras/es e coordenada por colegiado composto pelos coordenadores dos cursos envolvidos, a disciplina possui vasta divulgação científica e recebeu prêmios de reconhecimento de sua inovação nas graduações, envolvendo alunas/os, e avançando no que tange os projetos pedagógicos.  

A proposta guia-se pela necessidade dos cursos de graduação em saúde da universidade em prosseguir a reorientação dos seus currículos (segundo as DCN’s) com ênfase na interprofissionalidade, direcionando as ações para a integração ensino-serviço-comunidade e fortalecimento e desenvolvimento do SUS, com iniciativas na rede de serviços de saúde compreendendo que essa diretriz:

  • Mobiliza a comunidade acadêmica para as mudanças curriculares.
  • Prepara os cenários de práticas e amplia os territórios pertencentes à rede de atenção do SUS como espaço de aprendizagem.
  • Corresponsabiliza a Universidade pelas ações de saúde no território.
  • Induz a Universidade à cooperação na educação permanente de todos os envolvidos na produção da saúde.
  • Desenvolve a docência e a preceptoria em saúde para o ensino em conformidade com as necessidades do SUS, às metodologias ativas, ao trabalho interprofissional e colaborativo.

Ainda no mesmo ano, com o tema “Fortalendo a Atenção Básica em Maringá (PR)” iniciou-  se o PRO-PET-Saúde na UEM, com o objetivo de promover a integração das/os alunas/os e   profissionais que atuam na Atenção Básica nos cursos: de Educação Física, Enfermagem,   Odontologia, Medicina, Psicologia, Farmácia e Biomedicina. A sustentação dessa proposta   trouxe perspectiva de mudanças, já que se realiza em um modelo horizontal, centrado na/o   aluna/o, reforçando conceitos de horizontalidade e interdisciplinaridade.

Quais os objetivos?

  • Construir novas formas de produção de práticas em saúde, aperfeiçoando os processos de trabalho segundo os fundamentos da educação interprofissional, onde o efetivo trabalho em equipe seja pautado pelas práticas colaborativas e sustentado pela interdependência, parceria, compartilhamento de ações e equilíbrio das relações de poder.
  • Efetivar práticas de saúde no processo de cuidado, onde sejam estabelecidos fortes vínculos terapêuticos e com tecnologias de cuidado que favoreçam a corresponsabilização dos sujeitos envolvidos.
  • Construir práticas inovadoras que possibilite a formação didática pedagógicas de docentes e preceptores.
  • Fortalecer a rede de atenção nas condições crônicas, estabelecendo um sistema inovador e efetivo de referência e contrarreferência entre a atenção básica e os serviços especializados e hospitalar contidos nessa proposta.

Até o momento, quais os resultados dessa experiência?

  • 600 estudantes da saúde que cursaram a disciplina interprofissional;
  • 200 projetos de intervenção em saúde a partir de diagnóstico da realidade local do território trabalhado;
  • Integração entre os docentes dos cursos com projetos educacionais interprofissionais em vários cursos da UEM (projetos de extensão e pesquisa);
  • Residência multiprofissional em Urgência e Emergência;
  • Desenvolvimento de seis oficinas de fortalecimento do Trabalho no SUS para gestores, trabalhadores, docentes, estudantes e conselho local de saúde no Hospital Universitário;
  • 01 doutorado com a linha de pesquisa em interprofissionalidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

PET Enfermagem

O PET Enfermagem propõe-se assumir o compromisso de interagir com os alunos a fim de  divulgar informações e trabalhos do grupo.

Clique aqui, e conheça a página do PET Enfermagem no Facebook.  

     

 

 CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ATLÉTICA DE ENFERMAGEM

 

Associação atlética acadêmica de Enfermagem UEM, fundada em 2011 com objetivo de  integrar os alunos do curso desenvolvendo as habilidades esportivas.

Prêmios

 FUTSAL:
 3° lugar JUM's 2011
 3° lugar JOIA 2011

 BASQUETE:
 3° lugar JUM's 2011

 Contato:

 m.me/aaaenfuem

 aaaenfuem@outlook.com

 Clique aqui, e conheça a página da Atlética de Enfermagem UEM no Facebook.